Geleiras do Peru podem sumir em 25 anos

17 de julho de 2008


Geleira no Peru
Cientistas dizem que as geleiras andinas estão derretendo em um ritmo tão acelerado que correm o risco de desaparecer completamente em 25 anos.

Especialistas em glaciologia se reuniram no Peru nesta semana para discutir formas de frear o derretimento das geleiras, que são uma importante fonte de água e hidroenergia para milhões de pessoas.

Um relatório recente da Universidade do Pacífico do Peru prevê que, em 2025, 70% da população andina vai ter grandes dificuldades de acesso a fontes de água limpa por causa do derretimento das geleiras.

Seu navegador parece ser incapaz de executar vídeo ou áudio.<br /><a href="+url.clipurl+">>Usar o Windows Media Player </a>

Veja Assista ao vídeo original

O fenômeno também pode levar a perdas de até US$ 30 bilhões por ano. "Se quisermos salvar as geleiras, não podemos ficar sem fazer nada", diz Wilson Suarez, professor da Universidade de Montpellier, na França.

"É um processo global, a tempertaura vai aumentar", acrescenta Suarez. "Estudos têm de ser feitos e temos de nos adaptar com base nos resultados destes estudos."

1 comentários:

Papillon disse...

Fiquei muito curiosa com esses planos peruanos!! Será que pensar nas gelereiras do Peru não pode direcionar o pensamento para o mundo?
Beijos.
Agoar que sei usar estou fazendo comentários em todos os seus blogs!!

 

Copyright © 2010 365 Atos | Blogger Templates by Splashy Templates