Curso Educação Gaia - Design em sustentabilidade

29 de junho de 2011


Para maiores informações acesse os links e/ou telefone:

Decoração junina com jornal e revistas usadas

21 de junho de 2011


Em muitas regiões do país as festas juninas são celebradas com muita comida típica, forró e, claro, decoração especial! Pensando nisso, o Portal EcoDesenvolvimento preparou um post especial de Faça Você Mesmo com três enfeites que podem ser feitos em casa, com materiais que todo mundo tem, e por qualquer pessoa.

Nesse Faça Você Mesmo você aprenderá a fazer bandeirolas, correntinhas e balões. Veja os materiais:
materiais.jpg
  • Jornais e revistas usadas;
  • Cola branca;
  • Tesoura;
  • Fitas coloridas;
  • Barbante.
Bandeirolas
1º passo:
Você precisará de pedaços quadrados de papeis. Uma forma de conseguir o formato exato (especialmente se você for usar folhas retangulares de revistas) é dobrando a ponta da folha em direção ao meio até que fique alinhada...
banderola-01.jpg
... e cortando a sobra.
banderola-02.jpg
2º passo:
Agora dobre a folha ao meio e dobre novamente uma ponta em direção ao centro. Essa etapa é fundamental, pois definirá o formato da bandeirola.
banderola-03.jpg
Dobrando a parte aberta em direção ao centro, você terá uma bandeirola de uma ponta...
banderola-modelos01.jpg
... já dobrando a parte fechada em direção ao meio, você terá uma bandeirola de duas pontas – mais tradicional.
banderola-modelos02.jpg

Você pode mesclar os dois tipos, basta dobrar e cortar as pontas.
banderola-05.jpg
banderola-06.jpg
3º passo:
Agora é só colar as bandeirolas ao longo do barbante. Uma dica para garantir a fixação é passar a cola branca no barbante e na margem superior da bandeirola, e depois colar esse pedaço no de baixo passando por cima do barbante.
banderola-07.jpg
Corrente
1º passo:
Para fazer as correntinhas, você precisará de tiras retangulares de papel. Para tornar sua decoração ainda mais sustentável, uma dica é usar as tirinhas que sobraram quando você cortou os quadrados para as bandeirolas.
corrente01.jpg
Comece fazendo um “anel” com uma tirinha, predendo as pontas com fita adesiva, cola ou grampeador.
corrente02.jpg
2º passo:
Passe outra tirinha por dentro de primeira e prenda as pontas. Faça isso em quantas tirinhas quiser, até sua corrente chegar ao tamanho ideal.
corrente03.jpg
corrente04.jpg
3º passo:
Se quiser, enfeite a ponta da corrente com fitinhas coloridas.
corrente05.jpg
Balão
1º passo:
Pegue uma folha quadrada e dobre-a na diagonal. Depois, dobre-a novamente para o outro lado. A ideia é marcar um “x” no meio do papel. Marque bem as dobras para criar vincos.
balao01.jpg
balao02.jpg
balao03.jpg
2º passo:
Agora segure o papel pela junção dos dois vincos, formando um triângulo ao contrário. Aperte bem o vértice, para a ponta ficar perfeita. Abra e repita do outro lado. Você terá, um triângulo em ambos os lados do papel.
balao04.jpg
3º passo:
Dobre os dois lados do triangulo para dentro. Repita a operação nos dois lados do triângulo.
balao05.jpg
Você terá uma figura como esta:
balao06.jpg
4º passo:
Agora dobre as pontinhas que sobraram para dentro do triângulo.
balao07.jpg
Seu futuro balão deverá ficar assim:
balao08.jpg
5º passo:
Dobre as pontas do triângulo para dentro e passe as pontinhas que sobrarem para dentro da dobradura.
balao09.jpg
Faça isso nos dois lados.
balao10.jpg
Ela deverá ficar assim:
balao11.jpg
6º passo:
Agora basta soprar a parte de baixo e encher o seu balão.
balao12.jpg
Se quiser, você ainda pode enfeitá-lo com fitinhas e papel repicado.
balao13.jpg
Está pronto!
Sua decoração junina já está pronta! Agora é só espalhar suas obras pela sala e deixar o clima do São João tomar conta do lugar!
capa.jpg
final01.jpg
final02.jpg
Boas festas!

Instituto de Mudanças Climáticas promove treinamento em Serviços Ambientais

Por Senildo Melo (Assessoria IMC)   
21-Jun-2011
Capacitação foi oferecida às instituições de governo e ONGs

 p1830963.jpg
 
p1900006.jpg
O treinamento teve como objetivo apresentar noções básicas sobre serviços ambientais (Foto: Assessoria IMC)
O Instituto de Mudanças Climáticas (IMC), ligado ao governo do Acre, em parceria com a ONG Forest Trends realizou durante os dias 16 e 17 um treinamento em Serviços Ambientais e a Lei do Sistema Estadual aos Serviços Ambientais (Sisa) para técnicos, instituições de governo e ONGs.
O treinamento teve como objetivo apresentar noções básicas sobre serviços ambientais, lógica de pagamento, incentivos e compensação de serviços ambientais, os passos básicos para elaboração de projetos de pagamento e compensação por serviços ambientais (PSA) e Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação (REDD).
De acordo com o instrutor do curso e diretor da ONG Forest Trends, Beto Borges, os ecossistemas naturais prestam inúmeros benefícios para a sociedade no que diz respeito à regulação do clima, conservação da biodiversidade, fertilidade dos solos para agricultura dentre outros.
“A vida da humanidade não seria possível sem estes serviços. Formas de pagamento e compensação por serviços ambientais (PSA) têm o potencial de gerar novas fontes de recursos para a conservação da biodiversidade e melhorar os meios de sustento das comunidades locais, recompensando as que vivem na floresta e outros setores da sociedade que zelam e conservam os serviços ecossistêmicos”.
Em outubro de 2010, o Estado do Acre aprovou o Sistema Estadual aos Serviços Ambientais (SISA), por meio da Lei Nº 2808. O SISA tem o objetivo de incentivar práticas produtivas sustentáveis com a valorização da floresta em pé e com isto ter como resultado a manutenção e a ampliação da oferta dos seguintes serviços ecossistêmicos: sequestro, conservação, manutenção e aumento do estoque e a diminuição do fluxo de carbono; conservação da beleza cênica natural; conservação da sóciobiodiversidade; conservação das águas e dos serviços hídricos; valorização cultural e do conhecimento tradicional ecossistêmico; conservação e o melhoramento do solo.
Segundo o diretor presidente do Instituto de Mudanças Climáticas (IMC), Eufran Amaral, nesse momento o mais importante é informar e capacitar os diferentes atores envolvidos nesse processo para garantir uma perfeita sintonia entre técnicos, instituições de governos, ONGs, indígenas, agricultores, pecuaristas e comunidades para a elaboração de projetos de pagamento ou compensação dos serviços ambientais implementando como determina a Lei do SISA.

Atualizado em ( 21-Jun-2011 )
 

Copyright © 2010 365 Atos | Blogger Templates by Splashy Templates